Desde que assumi a presidência do SINOG há nove anos, tive o prazer de compartilhar neste espaço com você a partir de 2017, os assuntos mais relevantes sobre a odontologia suplementar em nosso país. Hoje, encerro este ciclo com a satisfação por ter participado não apenas do desenvolvimento da entidade, mas também de ter contribuído indiretamente por avanços no nosso segmento.

Foram muitos objetivos alcançados, como o projeto de incentivo ao crescimento e desenvolvimento do segmento odontológico, um dos grandes desafios de minha gestão. Criamos um documento, com o apoio de outras entidades representativas, para assumirmos pleitos junto à ANS que garantam a sustentabilidade e as especificidades do segmento odontológico, tais como a questão da desproporcionalidade de multas e o tempo de permanência nos contratos individuais.

Outra conquista foi a assinatura do Termo de Compromisso com a ANS em 2017. Com ele, foi possível beneficiar as operadoras associadas à entidade, com até 500 mil beneficiários, a fim de que disponibilizassem atendimento telefônico eletrônico (URA) nas 24 horas nos sete dias da semana para atendimento de casos de urgência e emergência. Desta forma, as associadas que se encaixam no perfil, podem oferecer atendimento de forma eletrônica quando prestado fora do horário comercial ou aos finais de semana e feriados.

Ainda, como parte da estratégia de fortalecimento do segmento, foram criadas novas ferramentas de comunicação voltadas para associadas e não associadas, entre os quais o próprio Conexão SINOG e o SINOG em Dia, bem como Manuais de Orientação temáticos disponibilizados em nosso portal na seção biblioteca. Também foi possível desenvolver, exclusivamente para as associadas, informes técnicos e sindicais eventuais e um boletim diário contendo as principais publicações do Diário Oficial da União que afetam a Saúde Suplementar.

Outro feito do qual me orgulho muito, juntamente com a equipe com a qual tive o prazer de atuar, foi a criação do Saúde Dados. Trata-se de uma plataforma de inteligência de mercado dedicada à saúde suplementar que consolida e apresenta dados e informações financeiras das operadoras, o que auxilia as associadas a fazerem benchmarking.

Por último e não menos importante, nesse período de permanência na instituição foi possível consolidar o SIMPLO como o mais importante evento para o segmento da odontologia suplementar do Brasil, principalmente em função de edições conceituais e de seu formato inovador.

Desejo que o novo presidente, ao lado dos demais diretores no qual me incluo, acelere ainda mais o desenvolvimento do nosso mercado, contribuindo para o sucesso e crescimento sustentável das operadoras. A você, que nos acompanha, o meu muito obrigado pela companhia e a toda equipe do SINOG, minha gratidão por todos estes anos à frente da presidência da entidade.

Geraldo Almeida Lima


 



No mês de julho, o SINOG disponibilizou em seu site http://portal.sinog.com.br/biblioteca dois novos manuais que têm como premissa ajudar na implantação e ou implementação de processos internos que atendam às normas e regras do setor de saúde suplementar.

O primeiro deles é o Manual de Orientação: Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) para que as operadoras sigam com seus projetos de adequação à lei. O material, disponível apenas para associadas, contém informações para esse processo de preparação das novas regras. O segundo é o Manual de Abertura de Operadora Odontológica, voltado para orientar aqueles que desejam entrar no mercado de operadoras odontológicas. O Manual apresenta um conteúdo que explica desde o momento da constituição da empresa, até seu acompanhamento e crescimento. Esse conteúdo é gratuito e está disponível para todos os interessados em empreender no segmento odontológico.


 
 

Em 30 de julho, por meio de um pleito do SINOG, a ANS reviu o alcance da Resolução Normativa 456 de 2020, que alterava o período de reajuste dos contratos com os prestadores, e decidiu favoravelmente à entidade.

Com essa decisão, voltam a vigorar as disposições do artigo 12, § 2º, da RN nº 363, de 2014, em que se define que o reajuste do contrato com os prestadores de serviços de saúde ocorra no aniversário dos contratos, e do artigo 6º da RN nº 364, de 2014, que trata do reajuste quando da inexistência de contrato escrito.

VOCÊ JÁ SEGUE O SINOG NAS REDES SOCIAIS?


Você sabia que 82% dos dentistas continuaram o atendimento durante a pandemia?
O dado refere-se à pesquisa realizada pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO) com 40 mil cirurgiões-dentistas entre junho e julho deste ano. De acordo com o levantamento, os profissionais atuaram seguindo os cuidados de biossegurança recomendados pelo CFO.

Desse total, 72% informaram que continuaram trabalhando com as restrições exigidas, tais como: alteração do horário de atendimento, menor número de auxiliares, prioridade para urgências e emergências. Ainda, 10% afirmaram continuar trabalhando sem qualquer tipo de restrição e 18% interromperam os trabalhos nesse período.

Curso “Excelência em Gestão de Operadoras Odontológicas”

Que tal promover a atualização de sua equipe? Estão abertas as inscrições para o curso “Excelência em Gestão de Operadoras Odontológicas”. Em versão on-line, o curso conta com aulas compostas por parte teórica e aplicação de exercícios. Os módulos são: Introdução ao Sistema de Saúde Suplementar Odontológico, Segmentação do Mercado e Produtos, Atendimento (Pós-Venda), Qualidade e Gestão de Contas Odontológicas, Gestão de Rede Assistencial, Regulação do Mercado e ANS, TI em Saúde Suplementar Odontológica e Questões Legais e Éticas na Gestão. A carga horária total é de 50 horas e as aulas acontecem às segundas, quartas e sextas, das 19h às 21h pela plataforma Microsoft Teams. As inscrições serão recebidas até o dia 21 de agosto. Para mais informações, acesse: www.sinog.com.br/cursos/. Dúvidas pelo e-mail sinog.cursos@sinog.com.br.


Pocket SIMPLO

Este ano, em razão da pandemia, o tradicional Simpósio de Planos Odontológicos – SIMPLO
não pôde ser realizado e foi transferido para 6 e 7 de maio de 2021. Porém, a comissão científica do SINOG decidiu realizar, ainda este ano, uma versão reduzida do evento, o Pocket SIMPLO com os temas “A teleorientação veio para ficar?”, “Comportamento do mercado: como trazer, reter e fidelizar clientes” e Regulação no segmento Odontológico. Em formato on-line e gratuito, o evento acontece nos dias 24, 25 e 26 de novembro. Assim que houver mais detalhes, a iniciativa será divulgada por todos os canais de comunicação que o SINOG mantém com suas associadas e no nosso Portal, acesse www.sinog.com.br.