Odontologia

Postado em:18/08/2021

Fonte: CFO

Image Description

CFO destaca importância da retomada segura das atividades práticas no ensino odontológico

Em reportagem da GloboNews, o Conselho Federal de Odontologia (CFO) reforça a importância da retomada segura das atividades práticas na formação dos estudantes de graduação em Odontologia, que abrigam recursos humanos, condições técnicas e de biossegurança, aos acadêmicos e também à comunidade.

A reportagem também evidenciou o trabalho desenvolvido pelos Conselhos de Odontologia junto ao Ministério da Educação referente as novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), publicadas em junho. O documento foi elaborado com convergências de objetivos apresentados pelo Sistema Conselhos de Odontologia e pela Associação Brasileira de Ensino Odontológico (Abeno), após longo processo de elaboração e aprovação de propostas com foco na qualidade da formação profissional de Cirurgiões-Dentistas.

É importante ressaltar que, em junho do ano passado, o CFO oficiou o Ministério da Educação e buscou na justiça impedir o estágio na modalidade de Ensino a Distância (EaD) em Odontologia, conforme previa, na época, a Portaria MEC nº 544/2020. Na prática, a normativa permitia a substituição de estágios presenciais e atividades práticas que exigem o uso de laboratório, durante a pandemia de COVID-19; além de autorizar a substituição das aulas presenciais por aulas online de cursos superiores, o que inclui a Odontologia. Para o CFO, é imprescindível que a formação dos Cirurgiões-Dentistas aconteça na modalidade presencial, sob pena de grave risco à saúde pública. 

Voltar



Fale Conosco




Rua 13 de Maio, 1540 - Bela Vista - 01327-002 - São Paulo
sinog.secretaria@sinog.com.br
+55 11 3289-7299