Curso



Curso Excelência em Gestão de Operadoras Odontológicas - Turma 6 Online

Objetivo Geral

Nosso curso de média duração, agora em formato online em virtude do cenário de pandemia, fornece subsídios teóricos que possibilitam ao profissional trabalhar nas diferentes áreas de planos e seguros odontológicos, bem como analisar indicadores de custo benefício e recursos em saúde, além de elaborar padrões de qualidade. Os assuntos relacionados à ética odontológica, legislação específica, mercado de trabalho, abusos e fraudes serão abordados com foco na operação em Saúde Suplementar, assim como análises específicas e cases do mercado de planos odontológicos. Aprofundaremos nas particularidades do segmento odontológico complementando o conhecimento adquirido em cursos de Gestão de Saúde, Gestão de Planos de Saúde ou similares. Cada aula contemplará a parte teórica, a aplicação de um exercício ou case, a resolução do exercício ou discussão do case, e a complementação de conteúdo teórico, caso necessário.

Público-Alvo

Colaboradores e gestores de operadoras médicas e odontológicas, cirurgiões-dentistas e demais profissionais que atuem ou tenham interesse em trabalhar em operadoras de planos de saúde. 

Plataforma das aulas

50 horas-aula
MICROSOFT TEAMS – não é necessário possuir licença de uso. A plataforma é acessível por meio dos navegadores em computadores pessoais/notebooks e pelos apps em smartphones com Android e IOS. É necessário que os dispositivos possuam câmera e microfone.

Logística das Aulas

O curso é oferecido sob a forma de aulas online pela plataforma MICROSOFT TEAMS apresentadas em oito módulos, em que a sequência e o encadeamento das disciplinas tornam-se favoráveis ao aprendizado pelo aluno. Neste novo formato, cada aula contemplará a parte teórica, a aplicação de um exercício ou case, a resolução do exercício ou discussão do case, e a complementação de conteúdo teórico, caso necessário.

Coordenação

LEANDRO MARQUES ÁVILA
Atuação na Gestão de Operadoras Exclusivamente Odontológicas há 15 anos; e

REGINA JUHAS
Atuação na Gestão de Operadoras Exclusivamente Odontológicas há 22 anos.

Professores

O corpo docente altamente qualificado é composto por profissionais atuantes nas principais empresas do mercado de saúde brasileiro. Todos com larga experiência nos assuntos que serão abordados em cada módulo do curso.

Bruno Magalhães: Diretor de Desenvolvimento de Sistemas e TI.

Fábio Nogi: Gerente de Odontologia.

Fernando L. Alberto: Diretor Executivo de Negócios B2B.

Gilberto Bosco Neto: Gestor de projetos de software de gestão (ERP).

Leandro Marques Ávila: Supervisor de rede credenciada.

Maria Adriana Araújo: Diretora de Operações Nacional.

Regina Juhás: Superintendente de Gestão de Qualidade.

Renata Duran: Coordenadora Operacional.

Rodnei Yogui: Superintendente Técnico Odontológico.

Carga Horária

48 horas-aula
Os módulos semanais terão aulas online às segundas, quartas e sextas, das 19h00 às 21h00.

Início em 24 de agosto de 2020 e término em 25 de novembro de 2020.

OBSERVAÇÃO: a inscrição será confirmada somente após o pagamento da 1ª parcela via boleto ou cartão de crédito.

Investimento

Período das inscrições somente até 21 de agosto de 2020

 

Associados Abramge, Sinamge e Sinog Não Associados
4 parcelas de R$ 530,00 (quinhentos e trinta reais), sendo a primeira no ato da inscrição. 4 parcelas de R$ 640,00 (seiscentos e quarenta reais), sendo a primeira no ato da inscrição.

 

Observações

  • O certificado digital de conclusão somente será concedido com 75% de participação das aulas;
  • Somente serão aceitas substituições se utilizadas no mesmo curso;
  • Cancelamentos poderão ser solicitados, independentemente do prazo antes do curso, com retenção de 50% do valor pago para custos administrativos;
  • Após o início do curso, os cancelamentos poderão ser solicitados, a qualquer tempo, sem direito à devolução do valor pago;
  • A não participação do aluno, inscrito no curso, não dará direito à devolução do valor pago;
  • Obriga-se, ainda, a quitar as parcelas vincendas caso não haja a respectiva solicitação de cancelamento.

Entidades Organizadoras

Universidade Corporativa AbramgeUNIVERSIDADE CORPORATIVA ABRAMGE – UCA
A Universidade Corporativa Abramge tem como missão contribuir continuamente com a aquisição de novos conhecimentos para os profissionais de saúde e objetiva oferecer ao setor de saúde suplementar o desenvolvimento de competências distintas dos profissionais que atuam nos segmentos médico-hospitalar e odontológico, propiciando vantagem competitiva para as organizações. Por meio de seus inúmeros programas, oferece oportunidades de aprendizagem que dão suporte para os profissionais atingirem os objetivos almejados.

 

Universidade Corporativa AbramgeSINDICATO NACIONAL DAS EMPRESAS DE ODONTOLOGIA DE GRUPO – SINOG
Como entidade representativa em todo o território nacional das operadoras de Odontologia de Grupo, o Sinog, ao longo dos últimos anos, estruturou-se para atender ao associado em algumas linhas de atuação, dentre as quais a de disseminação do conhecimento. Para que as operadoras mantenham-se atuantes e conectadas com a realidade do mercado, é necessário criar ferramentas para que o material humano dessas organizações possa ter contato com novos conhecimentos e formar redes de relacionamento para a troca de experiências.

 

De 24 de Agosto à 25 de Novembro de 2020       Das 19h00 às 21h00

Universidade Corporativa Abramge
Plataforma MICROSOFT TEAMS

Disciplinas

Módulo I – Dias 24 de agosto, 26 e 28 de setembro das 19h00 às 21h00 - Introdução ao Sistema de Saúde Suplementar Odontológico

  • Breve histórico do Segmento de Saúde Suplementar Odontológico;
  • Mercado da Saúde Suplementar no Brasil;
  • Qualidade e Gestão de Contas Odontológicas;
  • Auditoria.

MÓDULO II - Dias 31 de agosto e 02 e 04 de setembro, das 19h00 às 21h00 - Segmentação do Mercado e Produtos

  • Segmentação do Mercado e Produtos;
  • Fatores moderadores;
  • Noções de precificação e de subscrição de risco;
  • Classificação de Operadoras e Características;
  • Tipos de contratação;
  • Gestão de produtos.

MÓDULO III - Dias 14, 16 e 18 de setembro, das 19h00 às 21h00 - Atendimento (Pós Venda)

  • Mercado da Saúde Suplementar no Brasil e Exterior;
  • Cotação, Relacionamento com Corretor, RFQ (Request for cotation);
  • Contrato Padrão ANS;
  • Pós Venda: Negociação na interface com o cliente;
  • Pós venda operacional: Atendimento PF, PME, Empresarial e Adesão;
  • Processo de reajuste em planos coletivos;
  • Conceito de Customer Relationship Management (CRM);
  • Demitidos / Aposentados.

MÓDULO IV - Dias 26 e 28 de agosto e 02 e 16 de outubro, das 19h00 às 21h00 - Qualidade e Gestão de Contas Odontológicas

  • Pós Venda: Canais de Atendimento (Operação de Call Center ativo e passivo, chat);
  • Ouvidoria / SAC;
  • Mídias Sociais - NIP’s;
  • Qualidade e Gestão de Contas Odontológicas;
  • Auditorias Técnicas - autorização e pagamento;
  • Reembolso de Despesas e relação entre qualidade de produtividade;
  • Eficiência e Eficácia - Racionalização da Auditoria.

MÓDULO V - Dias 05, 07 e 09 de outubro, das 19h00 às 21h00 - Gestão de Rede Assistencial

  • Gestão de Rede Assistencial;
  • Planejamento e Balanceamento de Rede Assistencial - Levantamento geologístico;
  • Atendimento à Rede Assistencial (Presencial / Remoto);
  • Credenciamento - Descredenciamento;
  • Modelos de Pagamento (Fee for Service, Capitation, P4P);
  • Resolução 13.003 - regulação e Impactos;
  • Parcerias e Alianças atrativas à Rede - Fidelização.

MÓDULO VI - Dias 19, 21, 23 e 26 de outubro, das 19h00 às 21h00 - Regulação do Mercado e ANS – Agência Nacional de Saúde Suplementar

  • Regulação do Mercado;
  • Regulação ANS e de outros órgãos - aspectos práticos no dia-a-dia;
  • Regulação para sites institucionais de operadoras odontológicas;
  • Padrão TISS 3.05 - Padrão eletrônico em portais e webservices e padrão de contingência em papel;
  • Envio de Dados ANS;
  • Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD.

MÓDULO VII - Dias 09, 11 e 13 de novembro, das 19h00 às 21h00 - TI em Saúde Suplementar Odontológica

  • Cenário atual - Visão das tendências e inovações de TI;
  • Startup One - Inovação é a sobrevivência das organizações;
  • Alinhamento estratégico TI nas organizações;
  • Gestão de Projetos, Programas e Portfolio;
  • PMO e Nível de Maturidade;
  • SBIS - Sociedade Brasileira de Informática em Saúde;
  • E-Commerce (Comércio Eletrônico);
  • Gestão da Segurança da Informação e Sistemas Anti-fraude.

MÓDULO VIII - Dias 18 e 25 de novembro, das 19h00 às 21h00 - Questões Legais e Éticas na Gestão

  • Questões Legais e Éticas na Gestão;
  • Padrões Técnicos (Ingerência Técnica);
  • Responsabilidade Profissional;
  • Responsável Técnico;
  • Assistência técnica a processos - Civil e Ético;
  • Case de Sucesso - Grupo Fleury.


Gestão Jurídica na Saúde Suplementar - Turma 3

PÚBLICO-ALVO
Advogados e profissionais de Direito

CARGA HORÁRIA
21 horas

INVESTIMENTO
Associados Abramge Nacional / Sinog: 2 (duas) parcelas de R$ 430,00 (quatrocentos e trinta reais)
Não associados: 2 (duas) parcelas de R$ 520,00 (quinhentos e vinte reais)

COORDENAÇÃO
Fabiano Catran

OBSERVAÇÃO
O certificado de conclusão somente será concedido com 75% de frequência das aulas.Somente serão aceitas substituições se utilizadas no mesmo evento/curso.

Cancelamentos poderão ser solicitados, independentemente do prazo antes do evento/curso, com retenção de 50% do valor pago para custos administrativos. Após o início do evento/curso, os cancelamentos poderão ser solicitados, a qualquer tempo, sem direito à devolução do valor pago.

O não comparecimento do participante, inscrito no evento/curso, não dará direito à devolução do valor pago. Obriga-se, ainda, a quitar as parcelas vincendas caso não haja a respectiva solicitação de cancelamento.

Caso o evento/curso não atinja o número mínimo de participantes, o mesmo será cancelado e será reembolsado o valor efetivamente pago pela inscrição do mesmo. Não serão reembolsados quaisquer outras despesas adquiridas externamente à administração do evento/curso.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS
Telefone:11 3289-7511
E-mail:Iolanda.Marinheiro@abramge.com.br

De 25 a 30 de novembro de 2019       Segunda a sexta das 19h30 as 22h30 e sábado das 09h00 as 16h30.

Universidade Corporativa Abramge
Rua Treze de Maio, 1540 - Bela Vista - São Paulo - SP

PROGRAMA

Módulo I – Introdução ao Sistema de Saúde Suplementar
Profº Luiz Felipe Conde – Sócio da Conde & Advogados

  • Breve histórico do segmento de Saúde Suplementar;
  • Origem da Saúde Suplementar no Brasil;
  • Sistema Público (SUS) x Sistema Privado;
  • Princípios e Diretrizes da Saúde;
  • Classificação das pessoas jurídicas contratantes (Operadoras, Adm. de Benefícios, Estipulantes);
  • Conceito de beneficiários (Ativos e Inativos);
  • Plano de Saúde x Seguro-Saúde
  • Contratação Individual e Coletiva;
  • Tipos de Planos (PF, PME, Empresarial, Adesão e Auto-gestão);
  • Limitação de Riscos.

Módulo II – Contextualização da Regulação do Mercado

Profª Angélica Carlini – Diretora da Carlini Advogados Associados

  • Generalidades sobre a Regulação do Mercado;
  • Marco Regulatório da Saúde Suplementar (Leis 9.656/98 e 9961/00);
  • O papel da Agência Nacional de Saúde Suplementar;
  • Estrutura Básica da Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS (RN 197 e alterações);
  • A ANVISA na Saúde Suplementar;
  • A atuação dos Conselhos Regionais na Saúde Suplementar;
  • Aspectos legais sobre as Resoluções Agência Nacional de Saúde Suplementar-ANS;
  • A Regulação dos Contratos Novos x Contratos Adaptados x Contratos não Adaptados;
  • Cenário atual;
  • Principais desafios;
  • Tendências e Inovações.

Módulo III – Principais Diretrizes Legais e Regulatórias da Saúde Suplementar

Profº Glauber Monteiro da Silva – Gerente Jurídico/Regulatório e Ouvidor Substituto na Seguros Unimed

  • Rol de Procedimentos da Agência Nacional de Saúde Suplementar-ANS;
  • Diretrizes de Utilização;
  • Prazos de atendimento;
  • Reajuste por Faixa Etária e Reajuste por Sinistralidade;
  • Doenças e Lesões Preexistentes;
  • Cobertura de Urgência e Emergência;
  • Carência e Cobertura Parcial Temporária (CPT);
  • Portabilidade Ordinária e Extraordinária;
  • Franquia, Coparticipação e Contribuição;
  • Aposentadoria e Demissão do beneficiário;
  • Rescisão Imotivada e Rescisão Motivada do Contrato (Fraude, Inadimplência, Inexigibilidade);
  • Medicamento off label, home care, incorporação tecnológica;
  • Resoluções Normativas x Código de Defesa do Consumidor.

Módulo IV – Procedimentos Administrativos Sancionadores
Profº Daniel Schmitt – Sócio Titular e Fundador da Schmitt Advogados

  • Poder-dever fiscalizatório da Agência Reguladora (ANS);
  • Notificação de Intermediação Preliminar-NIP e suas interfaces;
  • Processo Administrativo e seus princípios;
  • A Lei 9874/99 e as Resoluções RN 124 e 388 da ANS;
  • Defesa e Recurso;
  • Termo de Compromisso e Ajustamento de Conduta – RN 372;
  • Sanções Administrativas (advertência, multa, cancelamento da autorização de funcionamento, alienação da carteira, suspensão do exercício do cargo, inabilitação temporária e inabilitação permanente);
  • Atenuantes, Agravantes e Fator de Compatibilização;
  • Direção Fiscal, Direção Técnica e Liquidação Extrajudicial.

Módulo V – Judicialização da Saúde

Profº Fabiano Catran – Superintendente Jurídico, Compliance, Governança e Riscos

  • Aspectos gerais;
  • Aumento crescente do número de ações judiciais;
  • Medidas de urgência (liminares);
  • Aplicação do Código de Defesa do Consumidor na Saúde Suplementar;
  • Diretrizes da Política Nacional das Relações de Consumo;
  • Responsabilidade dos sujeitos contratuais – a boa fé objetiva como norma de conduta;
  • Revisão de Contratos no Código de Defesa do Consumidor;
  • Protagonismo do Poder Judiciário e papel dos Tribunais;
  • Súmulas do STJ e STF e Enunciados das I e II Jornadas de Direito da Saúde;
  • Anomalias econômico-financeiras;
  • Especificidades sobre os temas de maior judicialização;
  • Ressarcimento ao SUS.

Módulo VI – Estratégia Organizacional para gestão de ações judiciais
Profº Alexandro Saltari – Gerente Jurídico, Contencioso e Societário

  • Classificação dos Riscos;
  • Definição estratégica das teses de defesa;
  • Planejamento para gestão dos grandes e pequenos riscos;
  • Administração de conflitos;
  • Mapeamento periódico da carteira;
  • Política de provisão judicial (reserva técnica);
  • Controle de custos e monitoramento mensal das ações;
  • Definição de indicadores e desenvolvimento de modelos de avaliação;
  • Comportamento de mercado;
  • Acompanhamento doutrinário e jurisprudencial;
  • Implementação de políticas de mediação e de soluções extrajudiciais de conflitos;
  • Sucessão empresarial;
  • Outras questões legais controversas. 

Módulo VII – Gestão de Riscos e Compliance
Profº Marco Fenoglio – Gerente de Gestão de Riscos e Governança

  • Visão macro dos Riscos corporativos da Operadora de Saúde;
  • Critérios de fixação e avaliação de riscos;
  • Compliance na Saúde Suplementar;
  • Governança Corporativa;
  • Controles Internos;
  • Auditoria Interna e Externa;
  • Operações Suspeitas, Fraude e Lavagem de Dinheiro;
  • Provisão de Eventos Ocorridos e Não Avisados (PEONA);
  • Margem de Solvência.

Curso Desenvolvimento em Governança, Compliance e Gestão de Riscos

Objetivo
– Fornecer subsídios às operadoras de planos de saúde para adoção de práticas de governança corporativa
– Apresentar como as Melhores Práticas de Governança podem gerar valor a longo prazo
– Discutir a importância e implantação das políticas de compliance, controles internos e gestão de riscos

Público-Alvo
Gestores de planos de assistência médica e odontológica.

Coordenação
Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – IBGC
Organização não-governamental, sem fins lucrativos, fundada em 1996, dedicado exclusivamente ao desenvolvimento e disseminação da Governança Corporativa no Brasil.

Estrutura do Curso

Metodologia
Serão ministradas aulas presenciais, sempre baseadas em exemplos práticos, atividades e dinâmicas que busquem aproximar as aulas com o dia-a-dia.

Instrutores
Os instrutores são profissionais atuantes nas principais áreas da governança corporativa e comprometidos com as Melhores Práticas de Governança Corporativa.

Material Didático
– Apresentações dos palestrantes;
– Guia das Melhores Práticas de Governança para Cooperativas do IBGC.

Conteúdo Programático - Carga Horária: 24 horas

Melhores Práticas de Governança – 4h/aula
Apresenta como as estruturas do Sistema de Governança pode minimizar os conflitos inerentes a gestão das organizações. Da um destaque específico para os conflitos de interesses que acontecem dentro das organizações de saúde em virtude de sua estrutura, legislação e cultura.
– Conceito da Governança;
– Papel dos agentes da Governança em organizações de Saúde – Acionistas, Conselho de Administração, Órgãos de Controle e Gestão – e seu relacionamento;
– Estrutura e benefícios da Governança, com ênfase às organizações de Saúde;
– Diretrizes e principais desafios para a boa governança;
– Conduta ética.

Ambiente Regulatório – 4h/aula
Descreve o arcabouço legal que rege as organizações de saúde no Brasil, no que tange à determinação do modelo de governança. Acrescenta as previsões da Lei aplicáveis, as exigências da autorregulação.
– Regulação e autorregulação da Agência Nacional de Saúde;
– Responsabilidade dos Administradores;
– Lei das S.A.

Papel e Responsabilidades do Conselho de Administração – 4h
Apresenta as responsabilidades, papéis e estruturas fundamentais para o melhor funcionamento do Conselho de Administração na preservação do valor da organização no longo prazo, seu papel estratégico e o relacionamento com a Gestão e os Órgãos de Controle.
– Papel do Conselho na liderança da organização;
– Relacionamento do Conselho com os demais agentes da Governança;
– Principais temas discutidos pelo Conselho de Administração;
– O papel estratégico do Conselho;
– Tomada de decisão colegiada;
– Processos do Conselho.

Governança e a Gestão – 4h
Discute o papel de implantação e realização do dia-a-dia pela gestão, o relacionamento com o Conselho, o processo de monitoramento e prestação de contas e as melhores formas de apresentação ao Conselho.
– O papel dos gestores dentro do sistema de Governança;
– Relacionamento com partes interessadas;
– Relatórios de gestão e transparência;
– Avaliação do executivo principal e da gestão;
– Separação de responsabilidades entre Conselho e os principais gestores.

Compliance e Gestão de Riscos – 4h/aula
Diante das exigências de regulação e controle, discute quais as melhores formas e estruturas para mitigar os riscos através de sua identificação e monitoramento e como o Compliance ajuda a garantir a integridade da organização
– Compreender os principais riscos das atividades dos gestores e Conselheiros, em especial aqueles relacionados aos riscos de subscrição, de crédito, de mercado, legais e operacionais;
– A prática do Compliance;
– Compreensão das políticas de Gestão de Riscos;
– Divisão das atividades e responsabilidades do processo de construção da Gestão de Riscos entre Acionistas, Conselho e Gestão;
– Construção da matriz de riscos;
– Identificação, tratamento e mensuração dos riscos.

Controle em Organizações de Saúde – 4h
Compreender o papel dos órgãos de fiscalização e controles com o objetivo de implementar sistemas de controles internos voltados para suas atividades e seus sistemas de informações financeiras, operacionais e gerenciais.
– Conselho Fiscal: Composição, atribuições e responsabilidades;
– Parecer do Conselho Fiscal;
– Auditoria Externa: Papel do Auditor e relacionamento com cooperados, conselho, gestão e conselho fiscal;
– Comitê de auditoria;
– Transparência e prestação de contas em relatórios operacionais.

De 23 a 25 de setembro de 2019       Das 8h30 às 17h30

Sede da Universidade Corporativa Abramge - UCA
Rua Treze de Maio, 1540 - Bela Vista - São Paulo - SP

Investimento
Associados Abramge/Sinog: R$ 1.782,00 (mil setecentos e oitenta e dois reais) valor à vista ou em 2x no boleto ou em até 3x no cartão de crédito (visa/master).

Não associados: R$ 1.980,00 (mil novecentos e oitenta reais) valor à vista ou em 2x no boleto ou em até 3x no cartão de crédito (visa/master).


Curso Excelência em Gestão de Operadoras Odontológicas - Turma 5

Nosso curso de média duração fornece subsídios teóricos que possibilitem ao profissional trabalhar nas diferentes áreas de Planos e Seguros Odontológicos, bem como analisar indicadores de custo benefício e recursos em saúde, além de elaborar padrões de qualidade. Os assuntos relacionados à ética odontológica, legislação específica, mercado de trabalho, abusos e fraudes serão abordados com foco na operação em Saúde Suplementar, assim como análises específicas e cases do mercado de planos odontológicos. Aprofundaremos nas particularidades do segmento odontológico complementando o conhecimento adquirido em cursos de Gestão de Saúde, Gestão de Planos de Saúde ou similares.

Público-Alvo
Colaboradores e gestores de operadoras médicas e odontológicas, cirurgiões-dentistas e demais profissionais que atuem ou tenham interesse em trabalhar em operadoras de planos de saúde.

Carga Horária

68 horas-aula
Aulas aos sábados das 8h30 às 16h30 (intervalo de 1 hora para o almoço). Excepcionalmente, haverá aula em uma sexta-feira, 25 de outubro, das 19h00 às 22h30 .

Datas programadas para os módulos em 2019:

  • 31 de agosto
  • 14 e 28 de setembro;
  • 05, 19, 25 e 26 de outubro;
  • 09 e 23 de novembro

O curso é oferecido sob a forma de aulas presenciais apresentadas em oito módulos, em que a sequência e o encadeamento das disciplinas tornam-se favoráveis ao aprendizado pelo aluno.

OBSERVAÇÃO: a inscrição será confirmada somente após o pagamento da 1ª parcela via boleto ou cartão de crédito.

Investimento

Período das inscrições somente até 23 de agosto de 2019

Os interessados deverão preencher completamente a ficha de inscrição neste link efetuando o pagamento da primeira parcela, com boleto bancário ou cartão de crédito.

 

Associados Abramge e Sinog Não Associados
4 parcelas de R$ 630,00 (seiscentos e trinta reais), sendo a primeira no ato da inscrição. 4 parcelas de R$ 760,00 (setecentos e sessenta reais), sendo a primeira no ato da inscrição.

 

Descontos:

  • 5% para 3 ou 4 inscrições de uma mesma empresa;
  • 10% para 5 ou mais inscrições de uma mesma empresa;
  • Incluso Material de Apoio On-Line, Certificado Digital e Coffee Break.

Observações

O certificado de conclusão somente será concedido com 75% de frequência das aulas.
Somente serão aceitas substituições se utilizadas no mesmo evento/curso.
Cancelamentos poderão ser solicitados, independentemente do prazo antes do evento/curso, com retenção de 50% do valor pago para custos administrativos. 
Após o início do evento/curso, os cancelamentos poderão ser solicitados, a qualquer tempo, sem direito à devolução do valor pago.
O não comparecimento do participante, inscrito no evento/curso, não dará direito à devolução do valor pago. Obriga-se, ainda, a quitar as parcelas vincendas caso não haja a respectiva solicitação de cancelamento.

Mais informações: Fone: (11) 3289-7299 - sinog.cursos@sinog.com.br 
Obs.: Apenas 40 vagas disponíveis.

Dias 31/08, 14 e 28/09; 05, 19, 25 e 26/10; 9 e 23/11       Aulas aos sábados das 8h30 às 16h30 e na sexta-feira (25/10), das 19h00 às 22h30

Universidade Corporativa Abramge
Rua Treze de Maio, 1540 - Bela Vista - São Paulo - SP

Disciplinas

MÓDULO I - Introdução ao Sistema de Saúde Suplementar Odontológico

  • Breve histórico do Segmento de Saúde Suplementar Odontológico;
  • Mercado da Saúde Suplementar no Brasil;
  • Qualidade e Gestão de Contas Odontológicas;
  • Auditoria.

MÓDULO II - Segmentação do Mercado e Produtos

  • Segmentação do Mercado e Produtos;
  • Fatores moderadores;
  • Noções de precificação e de subscrição de risco;
  • Classificação de Operadoras e Características;
  • Tipos de contratação;
  • Gestão de produtos.

MÓDULO III - Atendimento (Pós Venda)

  • Mercado da Saúde Suplementar no Brasil e Exterior;
  • Cotação, Relacionamento com Corretor, RFQ (Request for cotation);
  • Contrato Padrão ANS;
  • Pós Venda: Negociação na interface com o cliente;
  • Pós venda operacional;
  • Atendimento PF, PME, Empresarial e Adesão;
  • Processo de reajuste em planos coletivos;
  • Conceito de Customer Relationship Management (CRM);
  • Demitidos / Aposentados.

MÓDULO IV - Qualidade e Gestão de Contas Odontológicas

  • Pós Venda: Canais de Atendimento (Operação de Call Center ativo e passivo, chat);
  • Ouvidoria / SAC;
  • Mídias Sociais - NIP’s;
  • Qualidade e Gestão de Contas Odontológicas;
  • Auditorias Técnicas - autorização e pagamento;
  • Reembolso de Despesas e relação entre qualidade de produtividade;
  • Eficiência e Eficácia - Racionalização da Auditoria.

MÓDULO V - Regulação do Mercado e ANS - Agência Nacional de Saúde Suplementar

  • Regulação do Mercado e ANS;
  • Regulação ANS - Resoluções;
  • Padrão TISS 3.03, Tabela TUSS, Rol Mínimo, Adequação dos Portais e Webservices;
  • Envio de Dados ANS.

MÓDULO VI - Gestão de Rede Assistencial

  • Gestão de Rede Assistencial;
  • Planejamento e Balanceamento de Rede Assistencial – Levantamento geologístico;
  • Atendimento à Rede Assistencial (Presencial / Remoto);
  • Credenciamento - Descredenciamento;
  • Modelos de Pagamento (Fee for Service, Capitation, P4P);
  • Resolução 13.003 - Regulação e Impactos;
  • Parcerias e Alianças atrativas à Rede - Fidelização.

MÓDULO VII - TI em Saúde Suplementar Odontológica

  • Cenário atual - Visão das tendências e inovações de TI;
  • Startup One - Inovação é a sobrevivência das organizações;
  • Alinhamento estratégico TI nas organizações;
  • Gestão de Projetos, Programas e Portfolio;
  • PMO e Nível de Maturidade;
  • SBIS - Sociedade Brasileira de Informática em Saúde;
  • E-Commerce (Comércio Eletrônico);
  • Gestão da Segurança da Informação e Sistemas Anti-fraude.

MÓDULO VIII - Questões Legais e Éticas na Gestão

  • Questões Legais e Éticas na Gestão;
  • Padrões Técnicos (Ingerência Técnica);
  • Responsabilidade Profissional;
  • Responsável Técnico;
  • Assistência técnica a processos - Civil e Ético;
  • Case de Sucesso - Grupo Fleury.

Coordenação

LEANDRO MARQUES ÁVILA
Atuação na Gestão de Operadoras Exclusivamente Odontológicas há 16 anos.

REGINA JUHAS
Atuação na Gestão de Operadoras Exclusivamente Odontológicas há 23 anos.

 

Professores

O corpo docente altamente qualificado é composto por profissionais atuantes nas principais empresas do mercado de saúde brasileiro. Todos com larga experiência nos assuntos que serão abordados em cada módulo do curso.

Bruno Magalhães: Diretor de Desenvolvimento de Sistemas e TI.

Fábio Nogi: Gerente de Odontologia.

Fernando L. Alberto: Diretor Executivo de Negócios B2B.

Gilberto Bosco Neto: Gestor de projetos de software de gestão (ERP).

Leandro Marques Ávila: Gerente de rede credenciada.

Maria Adriana Araújo: Diretora de Operações Nacional.

Regina Juhás: Superintendente de Gestão de Qualidade.

Renata Duran: Coordenadora Operacional.

Rodnei Yogui: Superintendente Técnico Odontológico.


Curso Excelência em Gestão de Operadoras Odontológicas - Turma 4

Nosso curso de média duração fornece subsídios teóricos que possibilitem ao profissional trabalhar nas diferentes áreas de Planos e Seguros Odontológicos, bem como analisar indicadores de custo benefício e recursos em saúde, além de elaborar padrões de qualidade. Os assuntos relacionados à ética odontológica, legislação específica, mercado de trabalho, abusos e fraudes serão abordados com foco na operação em Saúde Suplementar, assim como análises específicas e cases do mercado de planos odontológicos. Aprofundaremos nas particularidades do segmento odontológico complementando o conhecimento adquirido em cursos de Gestão de Saúde, Gestão de Planos de Saúde ou similares.

Público-Alvo
Colaboradores e gestores de operadoras médicas e odontológicas, cirurgiões-dentistas e demais profissionais que atuem ou tenham interesse em trabalhar em operadoras de planos de saúde.

Carga Horária

68 horas-aula
Aulas aos sábados das 8h30 às 16h30 (intervalo de 1 hora para o almoço). Excepcionalmente, haverá aula em uma sexta-feira, 26 de outubro, das 19h00 às 22h30 .

Datas programadas para os módulos em 2018:

  • 01 e 22 de setembro;
  • 06, 20, 26 e 27 de outubro;
  • 10 e 24 de novembro;
  • 01 de dezembro.

O curso é oferecido sob a forma de aulas presenciais apresentadas em oito módulos, em que a sequência e o encadeamento das disciplinas tornam-se favoráveis ao aprendizado pelo aluno.

OBSERVAÇÃO: a inscrição será confirmada somente após o pagamento da 1ª parcela via boleto ou cartão de crédito.

Investimento

Período das inscrições somente até 24 de agosto de 2018

Os interessados deverão preencher completamente a ficha de inscrição neste link efetuando o pagamento da primeira parcela, apenas com boleto bancário.

 

Associados Abramge e Sinog Não Associados
4 parcelas de R$ 630,00 (seiscentos e trinta reais), sendo a primeira no ato da inscrição. 4 parcelas de R$ 760,00 (setecentos e sessenta reais), sendo a primeira no ato da inscrição.

 

Descontos:

  • 5% para 3 ou 4 inscrições de uma mesma empresa;
  • 10% para 5 ou mais inscrições de uma mesma empresa;
  • Incluso Material de Apoio On-Line, Certificado Digital e Coffee Break.

Observações

O certificado de conclusão somente será concedido com 80% de frenquêncaia das aulas.
Somente serão aceitas substituições se utilizadas no mesmo evento.
Cancelamentos poderão ser solicitados em até 10 dias antes do evento, com retenção de 50% da inscrição para custos administrativos.
O não comparecimento do participante, inscrito no curso, não dará direito à devolução do valor pago.

Mais informações: Fone: (11) 3289-7299.
Obs.: Apenas 40 vagas disponíveis.

Dias 1º e 22/09; 06, 20, 26 e 27/10; 10 e 24/11; e 1º/12/2018       Aulas aos sábados das 8h30 às 16h30 e na sexta-feira (26/10), das 19h00 às 22h30

Universidade Corporativa Abramge
Rua Treze de Maio, 1540 - Bela Vista - São Paulo - SP

Disciplinas

MÓDULO I - Introdução ao Sistema de Saúde Suplementar Odontológico

  • Breve histórico do Segmento de Saúde Suplementar Odontológico;
  • Mercado da Saúde Suplementar no Brasil;
  • Qualidade e Gestão de Contas Odontológicas;
  • Auditoria.

MÓDULO II - Segmentação do Mercado e Produtos

  • Segmentação do Mercado e Produtos;
  • Fatores moderadores;
  • Noções de precificação e de subscrição de risco;
  • Classificação de Operadoras e Características;
  • Tipos de contratação;
  • Gestão de produtos.

MÓDULO III - Atendimento (Pós Venda)

  • Mercado da Saúde Suplementar no Brasil e Exterior;
  • Cotação, Relacionamento com Corretor, RFQ (Request for cotation);
  • Contrato Padrão ANS;
  • Pós Venda: Negociação na interface com o cliente;
  • Pós venda operacional;
  • Atendimento PF, PME, Empresarial e Adesão;
  • Processo de reajuste em planos coletivos;
  • Conceito de Customer Relationship Management (CRM);
  • Demitidos / Aposentados.

MÓDULO IV - Qualidade e Gestão de Contas Odontológicas

  • Pós Venda: Canais de Atendimento (Operação de Call Center ativo e passivo, chat);
  • Ouvidoria / SAC;
  • Mídias Sociais - NIP’s;
  • Qualidade e Gestão de Contas Odontológicas;
  • Auditorias Técnicas - autorização e pagamento;
  • Reembolso de Despesas e relação entre qualidade de produtividade;
  • Eficiência e Eficácia - Racionalização da Auditoria.

MÓDULO V - Regulação do Mercado e ANS - Agência Nacional de Saúde Suplementar

  • Regulação do Mercado e ANS;
  • Regulação ANS - Resoluções;
  • Padrão TISS 3.03, Tabela TUSS, Rol Mínimo, Adequação dos Portais e Webservices;
  • Envio de Dados ANS.

MÓDULO VI - Gestão de Rede Assistencial

  • Gestão de Rede Assistencial;
  • Planejamento e Balanceamento de Rede Assistencial – Levantamento geologístico;
  • Atendimento à Rede Assistencial (Presencial / Remoto);
  • Credenciamento - Descredenciamento;
  • Modelos de Pagamento (Fee for Service, Capitation, P4P);
  • Resolução 13.003 - Regulação e Impactos;
  • Parcerias e Alianças atrativas à Rede - Fidelização.

MÓDULO VII - TI em Saúde Suplementar Odontológica

  • Cenário atual - Visão das tendências e inovações de TI;
  • Startup One - Inovação é a sobrevivência das organizações;
  • Alinhamento estratégico TI nas organizações;
  • Gestão de Projetos, Programas e Portfolio;
  • PMO e Nível de Maturidade;
  • SBIS - Sociedade Brasileira de Informática em Saúde;
  • E-Commerce (Comércio Eletrônico);
  • Gestão da Segurança da Informação e Sistemas Anti-fraude.

MÓDULO VIII - Questões Legais e Éticas na Gestão

  • Questões Legais e Éticas na Gestão;
  • Padrões Técnicos (Ingerência Técnica);
  • Responsabilidade Profissional;
  • Responsável Técnico;
  • Assistência técnica a processos - Civil e Ético;
  • Case de Sucesso - Grupo Fleury.

Coordenação

LEANDRO MARQUES ÁVILA
Atuação na Gestão de Operadoras Exclusivamente Odontológicas há 16 anos.

REGINA JUHAS
Atuação na Gestão de Operadoras Exclusivamente Odontológicas há 23 anos.

 

Professores

O corpo docente altamente qualificado é composto por profissionais atuantes nas principais empresas do mercado de saúde brasileiro. Todos com larga experiência nos assuntos que serão abordados em cada módulo do curso.

Bruno Magalhães: Diretor de Desenvolvimento de Sistemas e TI.

Fábio Nogi: Gerente de Odontologia.

Fernando L. Alberto: Diretor Executivo de Negócios B2B.

Gilberto Bosco Neto: Gestor de projetos de software de gestão (ERP).

Leandro Marques Ávila: Supervisor de rede credenciada.

Maria Adriana Araújo: Diretora de Operações Nacional.

Regina Juhás: Superintendente de Gestão de Qualidade.

Renata Duran: Coordenadora Operacional.

Rodnei Yogui: Superintendente Técnico Odontológico.


MBA Gestão de Planos de Saúde - Turma 20

Desenvolvido sob medida para profissionais e empresas que desejam uma gestão de excelência voltada para as pessoas

Início na 2ª quinzena de Março de 2018       Quinzenalmente às sextas-feiras, das 19h00 às 22h30 e aos sábados, das 8h30 às 16h30.

Universidade Corporativa Abramge
Rua Treze de Maio, 1540 - Bela Vista - São Paulo - SP

Objetivo
Capacitar e qualificar profissionais e executivos de forma eficaz, seja no âmbito da atuação em posições-chave de empresas de gestão de planos de saúde ou autogestões, seja no contexto das empresas prestadoras de serviços de saúde (hospitalar, odontológico ou de atendimento domiciliário) em situações voltadas a negociações de alto nível em empresas de planos de saúde.

Modulado para atender às necessidades do mercado, tem em seu corpo docente os melhores professores especializados em saúde suplementar e fornece as ferramentas para que o profissional disponha das condições necessárias para gerenciar e assumir novos desafios em sua carreira.

Pioneiro do gênero no País, este curso de pós-graduação lato sensu tem aprovação do Ministério da Educação e Cultura e é realizado pelo Centro Universitário São Camilo, em parceria com a Universidade Corporativa Abramge.

Dias e horários
Aulas quinzenais às sextas-feiras, com eventuais ajustes em função de feriados, das 19h00 às 22h30, e aos sábados, das 8h30 às 16h30.

Facilidades
Os alunos poderão dispor de taxas diferenciadas nos eventos promovidos pela Abramge, Sinog e Universidade Corporativa Abramge.

No Centro Universitário São Camilo, os participantes do MBA terão acesso a todas as facilidades disponibilizadas pela instituição, tais como: bibliotecas, consultas às principais redes de informação e base de dados, recebimento das publicações periódicas do Centro, entre outras.

Metodologia do Curso
O curso é oferecido através de aulas presenciais apresentadas em módulos, em que a sequência e o encadeamento das  disciplinas se dão de modo que favoreçam o raciocínio crítico e a visão sistêmica da administração, objetivando a formação de profissionais conscientes e capazes de articular as transformações necessárias à criação de cenários mais favoráveis ao setor da saúde no atual contexto de mercado, contemplando as interfaces entre os diversos atores e stakeholders.

A metodologia de ensino é pautada na interação e troca entre docente e alunos, com apresentação de conceitos, modelos e práticas utilizadas nos cenários nacional e internacional, com discussão de casos, pesquisas e leitura de artigos atualizados.

Temas

  • Gestão em Organizações da Saúde
  • Contabilidade Gerencial
  • Direito para Gestores da Saúde Suplementar
  • Economia de Saúde
  • Gestão de Pessoas
  • Regulação na Saúde Suplementar
  • Sistemas de Saúde
  • Epidemiologia Gerencial
  • Gerenciamento de Projetos
  • Análise de Mercado da Saúde Suplementar
  • Metodologia de Pesquisa Científica
  • Gestão de Marketing para Planos de Saúde
  • Matemática Financeira
  • Gestão em Promoção da Saúde e Prevenção de Riscos
  • Tecnologia da Informação e Comunicação
  • Cálculo Atuarial e Formação de Preço
  • Contabilidade de Custos aplicada às OPS
  • Gestão Financeira e Orçamentária e Saúde Suplementar
  • Técnicas de Negociação
  • Bioética e Ética Empresarial
  • Operação de Empresas de Planos Odontológicas
  • Gestão Estratégica na Saúde Suplementar
  • Liderança
  • Operação de Empresas de Assistência Médica Hospitalar

 

Coordenação
Carlito Marques de Abreu – Presidente da Universidade Corporativa Abramge.
Claudio Colucci – Coordenador-Geral dos Cursos de Pós-Graduação lato sensu e dos MBAs do Centro Universitário São Camilo.

1 – Entidade Organizadora
Universidade Corporativa Abramge
A Universidade Corporativa Abramge tem como missão contribuir continuamente com a aquisição de novos conhecimentos para os profissionais de saúde. Já formou mais de 250 executivos no MBA de Gestão de Planos de Saúde.

2 – Entidade Executora
Centro Universitário São Camilo
O Centro Universitário São Camilo, a mais tradicional instituição privada de ensino superior na área de saúde no Brasil, é mantido pela União Social Camiliana, membro da Organização Camiliana, com mais de 400 anos de existência.

Investimento
– Para associados da Abramge/Sinog e profissionais de Instituições Camilianas, 18 parcelas de R$ 870,00 (oitocentos e setenta reais), sendo a primeira no ato da matrícula.
– Para não associados, 18 parcelas de R$ 1.050,00 (hum mil e cinquenta reais), sendo a primeira no ato da matrícula.

Etapas do Processo Seletivo
Preenchimento da ficha de inscrição no link abramge-uca.com.br/mba2018;
Pagamento da matrícula no ato da inscrição (*);
Conference call com o coordenador acadêmico.

Matrícula
Currículo profissional;
Diploma de graduação frente e verso;
Certidão de nascimento ou de casamento;
Comprovante de residência (água ou luz);
2 fotos de 3×4.

(*) Restituição do valor pago, caso o curso não se viabilize.

Período de Inscrição
Outubro de 2017 a Janeiro de 2018.

Proficiência na Língua Inglesa
Desejável que o candidato tenha conhecimento mínimo na língua inglesa e espanhola para a leitura de artigos internacionais.




MBA Gestão de Promoção de Saúde e Qualidade de Vida nas Organizações - Turma 12

Desenvolvido sob medida para profissionais e empresas que desejam uma gestão de excelência voltada para as pessoas

Quinzenalmente, às sextas-feiras, das 19h00 às 22h30 e aos sábados, das 8h30 às 16h30      

Universidade Corporativa Abramge
Rua Treze de Maio, 1540 - Bela Vista - São Paulo - SP

Objetivo
Capacitar profissionais para atuar de forma eficaz na implementação e gestão de programas de promoção de saúde e qualidade de vida em organizações públicas e privadas, planos de saúde, instituições de saúde (hospitais, clínicas, consultorias, empresas de assistência à saúde, home care, gestão de doenças crônicas, promoção da saúde) e na área de recursos humanos.

Modulado para atender às necessidades do mercado, tem em seu corpo docente professores com experiência prática e acadêmica no tema e fornece as ferramentas para que o profissional disponha das condições necessárias para gerenciar e assumir novos desafios em sua carreira.

Primeiro do gênero a ser aprovado pelo MEC como curso de pós-graduação lato sensu, está voltado para profissionais graduados em nível superior e que atuam ou pretendam atuar na área de promoção de saúde e qualidade de vida nas organizações.

O MBA Gestão de Promoção de Saúde e Qualidade de Vida nas Organizações é uma realização da ABQV (Associação Brasileira de Qualidade de Vida) com a Universidade Corporativa Abramge, em convênio com o Centro Universitário São Camilo.

Dias e horários
Aulas quinzenais às sextas-feiras, com eventuais ajustes em função de feriados, das 19h00 às 22h30, e aos sábados, das 8h30 às 16h30.

Facilidades
Os alunos poderão dispor de taxas diferenciadas nos eventos promovidos pela ABQV, Abramge, Sinog e Universidade Corporativa Abramge, entidades que são referência neste campo de estudo.

No Centro Universitário São Camilo, os participantes do MBA terão acesso a todas as facilidades disponibilizadas pela instituição, tais como: bibliotecas, consultas às principais redes de informação e base de dados, recebimento das publicações periódicas do Centro, entre outras.

Metodologia do Curso
O curso é oferecido através de aulas presenciais apresentadas em módulos, sequenciais e a apresentação das disciplinas acontecem para favorecer o raciocínio crítico e a visão sistêmica, objetivando a formação de profissionais conscientes e capazes de articular as transformações necessárias à criação de cenários mais favoráveis para programas de promoção da saúde no atual contexto de mercado.

A metodologia de ensino é pautada na interação e troca entre docente e alunos, com apresentação de conceitos, modelos e práticas utilizadas nos cenários nacional e internacional, com discussão de casos, pesquisas e leitura de artigos atualizados.

Temas

  • Gestão em Organizações da Saúde
  • Promoção da Saúde
  • Prevenção de Doenças
  • Economia de Saúde
  • Gestão de Pessoas
  • Gestão Integrada de Saúde e Produtividade
  • Sistemas de Saúde
  • Epidemiologia Gerencial
  • Gerenciamento de Projetos
  • Gestão de Qualidade de Vida
  • Metodologia de Pesquisa Científica
  • Gestão de Orçamentos e Recursos
  • Gestão da Qualidade de Vida no Trabalho
  • Gestão em Promoção da Saúde e Prevenção de Riscos
  • Tecnologia da Informação e Comunicação
  • Saúde Ocupacional e Segurança no Trabalho
  • Tabagismo e Dependência Química
  • Promoção da Alimentação Saudável
  • Promoção da Atividade Física
  • Saúde Mental e Emocional
  • Bioética e Ética Empresarial
  • Gerenciamento de Doenças Crônicas
  • Marketing na Saúde
  • Liderança
  • Gestão Avançada de Programas de Qualidade de Vida

Coordenação
Sâmia Aguiar Brandão Simurro – Vice-presidente da Associação Brasileira de Qualidade de Vida (ABQV).
Carlito Marques de Abreu – Presidente da Universidade Corporativa Abramge.
Claudio Colucci – Coordenador-Geral dos Cursos de Pós-Graduação e dos MBAs do Centro Universitário São Camilo.

1 – Entidades Organizadoras
Associação Brasileira de Qualidade de Vida
Organização não governamental, principal referência nacional na área, que tem como primeira missão a promoção da integração e desenvolvimento de profissionais multidisciplinares voltados para atuação em qualidade de vida. O MBA encontra-se em sua 12a. turma.

Universidade Corporativa Abramge
A Universidade Corporativa Abramge tem como missão contribuir continuamente com a aquisição de novos conhecimentos para os profissionais de saúde. Já formou mais de 200 executivos no MBA de Promoção de Saúde e Qualidade de Vida nas Organizações.

2 – Entidade Executora
Centro Universitário São Camilo
O Centro Universitário São Camilo, a mais tradicional instituição privada de ensino superior na área de saúde no Brasil, é mantido pela União Social Camiliana, membro da Organização Camiliana, com mais de 400 anos de existência no mundo. Inova com o MBA em questão.

Investimento
– Para associados da Abramge/Sinog, da ABQV, profissionais de Instituições Camilianas e associados da ANAMT, 18 parcelas de R$ 880,00 (oitocentos e oitenta reais), sendo a primeira no ato da matrícula.
– Para não associados, 18 parcelas de R$ 1.060,00 (hum mil e sessenta reais), sendo a primeira no ato da matrícula.

Etapas do Processo Seletivo
Preenchimento da ficha de inscrição e envio dos documentos no link abramge-uca.com.br/mba2018;
Pagamento da matrícula no ato da inscrição (*);
Conference call com o coordenador acadêmico.

Matrícula
Currículo profissional;
Diploma de graduação frente e verso;
Certidão de nascimento ou de casamento;
Comprovante de residência (água ou luz);
2 fotos de 3×4.

(*) Restituição do valor pago, caso o curso não se viabilize.

Período de Inscrição
Outubro de 2017 a Janeiro de 2018.

Proficiência na Língua Inglesa
Desejável que o candidato tenha conhecimento mínimo na língua inglesa para a leitura de artigos internacionais.


Curso Excelência em Gestão de Operadoras Odontológicas - Turma 3

O objetivo deste curso é fornecer subsídios teóricos que possibilitem ao profissional trabalhar nas diferentes áreas de Planos e Seguros Odontológicos, bem como analisar indicadores de custo benefício e recursos em saúde, além de elaborar padrões de qualidade. Os assuntos relacionados à ética odontológica, legislação específica, mercado de trabalho, abusos e fraudes serão abordados com foco na operação em Saúde Suplementar, assim como análises específicas e cases do mercado de planos odontológicos. Aprofundaremos nas particularidades do segmento odontológico complementando o conhecimento adquirido em cursos de Gestão de Saúde, Gestão de Planos de Saúde ou similares.

Público-Alvo
Colaboradores e gestores de operadoras médicas e odontológicas, cirurgiões-dentistas e demais profissionais que atuem ou tenham interesse em trabalhar em operadoras de planos de saúde.

Dias 12 e 26/08, 23/09, 07,27 e 28/10, 18/11, 02 e 16/12/2017       Aulas aos sábados das 8h30 às 16h30 e na sexta-feira (27/10), das 19h00 às 22h30

Universidade Corporativa Abramge
Rua Treze de Maio, 1540 - Bela Vista - São Paulo - SP


Curso Excelência em Gestão de Operadoras Odontológicas - Turma 2

O objetivo deste curso é fornecer subsídios teóricos que possibilitem ao profissional trabalhar nas diferentes áreas de Planos e Seguros Odontológicos, bem como analisar indicadores de custo benefício e recursos em saúde, além de elaborar padrões de qualidade. Os assuntos relacionados à ética odontológica, legislação específica, mercado de trabalho, abusos e fraudes serão abordados com foco na operação em Saúde Suplementar, assim como análises específicas e cases do mercado de planos odontológicos. Aprofundaremos nas particularidades do segmento odontológico complementando o conhecimento adquirido em cursos de Gestão de Saúde, Gestão de Planos de Saúde ou similares.

Público-Alvo
Colaboradores e gestores de operadoras médicas e odontológicas, cirurgiões-dentistas e demais profissionais que atuem ou tenham interesse em trabalhar em operadoras de planos de saúde.

Dias 27/08, 10 e 24/09, 08,28 e 29/10, 05 e 26/11//2016       Aulas aos sábados das 8h30 às 16h30 e na sexta-feira (28/10), das 19h00 às 22h30

Universidade Corporativa Abramge
Rua Treze de Maio, 1540 - Bela Vista - São Paulo - SP


Gestão Jurídica na Saúde Suplementar - Turma 4

PÚBLICO-ALVO
Advogados e profissionais de Direito

CARGA HORÁRIA
21 horas

INVESTIMENTO
Associados Abramge Nacional / Sinog: R$ 960,00 (novecentos e sessenta reais) em até 2x no cartão de crédito ou boleto.
Não associados: R$ 1.160,00 (um mil cento e sessenta reais) em até 2x no cartão de crédito ou boleto.

COORDENAÇÃO
Fabiano Catran

OBSERVAÇÃO

O certificado de conclusão somente será concedido com 75% de frequência das aulas.Somente serão aceitas substituições se utilizadas no mesmo evento/curso.

Cancelamentos poderão ser solicitados, independentemente do prazo antes do evento/curso, com retenção de 50% do valor pago para custos administrativos. Após o início do evento/curso, os cancelamentos poderão ser solicitados, a qualquer tempo, sem direito à devolução do valor pago.

O não comparecimento do participante, inscrito no evento/curso, não dará direito à devolução do valor pago. Obriga-se, ainda, a quitar as parcelas vincendas caso não haja a respectiva solicitação de cancelamento.

Caso o evento/curso não atinja o número mínimo de participantes, o mesmo será cancelado e será reembolsado o valor efetivamente pago pela inscrição do mesmo. Não serão reembolsados quaisquer outras despesas adquiridas esternamente à administração do evento/curso.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS
Telefone:11 3289-7511
E-mail:Iolanda.Marinheiro@abramge.com.br

     

Universidade Corporativa Abramge
Rua Treze de Maio, 1540 - Bela Vista - São Paulo - SP

PROGRAMA

Módulo I – Introdução ao Sistema de Saúde Suplementar
Profº Luiz Felipe Conde – Sócio da Conde & Advogados

  • Breve histórico do segmento de Saúde Suplementar;
  • Origem da Saúde Suplementar no Brasil;
  • Sistema Público (SUS) x Sistema Privado;
  • Princípios e Diretrizes da Saúde;
  • Classificação das pessoas jurídicas contratantes (Operadoras, Adm. de Benefícios, Estipulantes);
  • Conceito de beneficiários (Ativos e Inativos);
  • Plano de Saúde x Seguro-Saúde
  • Contratação Individual e Coletiva;
  • Tipos de Planos (PF, PME, Empresarial, Adesão e Auto-gestão);
  • Limitação de Riscos.

Módulo II – Contextualização da Regulação do Mercado

Profª Angélica Carlini – Diretora da Carlini Advogados Associados

  • Generalidades sobre a Regulação do Mercado;
  • Marco Regulatório da Saúde Suplementar (Leis 9.656/98 e 9961/00);
  • O papel da Agência Nacional de Saúde Suplementar;
  • Estrutura Básica da Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS (RN 197 e alterações);
  • A ANVISA na Saúde Suplementar;
  • A atuação dos Conselhos Regionais na Saúde Suplementar;
  • Aspectos legais sobre as Resoluções Agência Nacional de Saúde Suplementar-ANS;
  • A Regulação dos Contratos Novos x Contratos Adaptados x Contratos não Adaptados;
  • Cenário atual;
  • Principais desafios;
  • Tendências e Inovações.

Módulo III – Principais Diretrizes Legais e Regulatórias da Saúde Suplementar

Profº Glauber Monteiro da Silva – Gerente Jurídico/Regulatório e Ouvidor Substituto na Seguros Unimed

  • Rol de Procedimentos da Agência Nacional de Saúde Suplementar-ANS;
  • Diretrizes de Utilização;
  • Prazos de atendimento;
  • Reajuste por Faixa Etária e Reajuste por Sinistralidade;
  • Doenças e Lesões Preexistentes;
  • Cobertura de Urgência e Emergência;
  • Carência e Cobertura Parcial Temporária (CPT);
  • Portabilidade Ordinária e Extraordinária;
  • Franquia, Coparticipação e Contribuição;
  • Aposentadoria e Demissão do beneficiário;
  • Rescisão Imotivada e Rescisão Motivada do Contrato (Fraude, Inadimplência, Inexigibilidade);
  • Medicamento off label, home care, incorporação tecnológica;
  • Resoluções Normativas x Código de Defesa do Consumidor.

Módulo IV – Procedimentos Administrativos Sancionadores
Profº Daniel Schmitt – Sócio Titular e Fundador da Schmitt Advogados

  • Poder-dever fiscalizatório da Agência Reguladora (ANS);
  • Notificação de Intermediação Preliminar-NIP e suas interfaces;
  • Processo Administrativo e seus princípios;
  • A Lei 9874/99 e as Resoluções RN 124 e 388 da ANS;
  • Defesa e Recurso;
  • Termo de Compromisso e Ajustamento de Conduta – RN 372;
  • Sanções Administrativas (advertência, multa, cancelamento da autorização de funcionamento, alienação da carteira, suspensão do exercício do cargo, inabilitação temporária e inabilitação permanente);
  • Atenuantes, Agravantes e Fator de Compatibilização;
  • Direção Fiscal, Direção Técnica e Liquidação Extrajudicial.

Módulo V – Judicialização da Saúde

Profº Fabiano Catran – Superintendente Jurídico, Compliance, Governança e Riscos

  • Aspectos gerais;
  • Aumento crescente do número de ações judiciais;
  • Medidas de urgência (liminares);
  • Aplicação do Código de Defesa do Consumidor na Saúde Suplementar;
  • Diretrizes da Política Nacional das Relações de Consumo;
  • Responsabilidade dos sujeitos contratuais – a boa fé objetiva como norma de conduta;
  • Revisão de Contratos no Código de Defesa do Consumidor;
  • Protagonismo do Poder Judiciário e papel dos Tribunais;
  • Súmulas do STJ e STF e Enunciados das I e II Jornadas de Direito da Saúde;
  • Anomalias econômico-financeiras;
  • Especificidades sobre os temas de maior judicialização;
  • Ressarcimento ao SUS.

Módulo VI – Estratégia Organizacional para gestão de ações judiciais
Profº Alexandro Saltari – Gerente Jurídico, Contencioso e Societário

  • Classificação dos Riscos;
  • Definição estratégica das teses de defesa;
  • Planejamento para gestão dos grandes e pequenos riscos;
  • Administração de conflitos;
  • Mapeamento periódico da carteira;
  • Política de provisão judicial (reserva técnica);
  • Controle de custos e monitoramento mensal das ações;
  • Definição de indicadores e desenvolvimento de modelos de avaliação;
  • Comportamento de mercado;
  • Acompanhamento doutrinário e jurisprudencial;
  • Implementação de políticas de mediação e de soluções extrajudiciais de conflitos;
  • Sucessão empresarial;
  • Outras questões legais controversas. 

Módulo VII – Gestão de Riscos e Compliance
Profº Marco Fenoglio – Gerente de Gestão de Riscos e Governança

  • Visão macro dos Riscos corporativos da Operadora de Saúde;
  • Critérios de fixação e avaliação de riscos;
  • Compliance na Saúde Suplementar;
  • Governança Corporativa;
  • Controles Internos;
  • Auditoria Interna e Externa;
  • Operações Suspeitas, Fraude e Lavagem de Dinheiro;
  • Provisão de Eventos Ocorridos e Não Avisados (PEONA);
  • Margem de Solvência.


Eventos Anteriores

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