O ano que passou foi desafiador, mas o setor sobreviveu a ele e, com a chegada de 2021, temos ainda muita coisa a fazer pela Odontologia Suplementar. O SINOG sempre se empenhou em abrir novas oportunidades para o crescimento do segmento e por iniciativa da entidade, por exemplo, no final de 2020 a ANS criou um grupo de trabalho para discutir as especificidades da Odontologia Suplementar, algo que deve favorecer o debate para a criação de um marco regulatório específico para o segmento. Além disso, temos mantido um diálogo com o Ministério da Saúde sobre a importância em democratizar o acesso da população aos tratamentos odontológicos e, dentro desta premissa, reforço que uma parceria público-privada que envolva os planos odontológicos pode ser decisiva para mudar a realidade de muitos brasileiros.  

Paralelamente, a entidade tem trabalhado para oferecer novos serviços às suas associadas. Entendemos que o SINOG também tem como responsabilidade fomentar o fortalecimento destas operadoras, inclusive por meio de ferramentas que facilitem as tomadas de decisões com base em um planejamento estratégico mais assertivo. 

Nesta edição, você vai ler sobre as novidades instituídas pela ANS para facilitar a tramitação dos processos e também novidades na LGPD. Além disso, disponibilizamos o link com o artigo de minha autoria publicado no portal da Veja Saúde em que defendo a parceria público-privada para a democratização do tratamento odontológico do brasileiro.            

Boa leitura e um 2021 repleto de conquistas e novas oportunidades a todos.

Dr.Roberto Cury
Presidente do SINOG


 

Em dezembro, a ANS implementou processo administrativo eletrônico no âmbito da reguladora. A medida visa estabelecer mais celeridade e transparência na tramitação processual. Por isso, a partir de agora, as operadoras, prestadores de serviços, beneficiários, fornecedores e demais usuários que interagem com a agência poderão utilizar o serviço por meio eletrônico nos processos administrativos. Os requerimentos passam a ser feitos exclusivamente via protocolo eletrônico, assim como as intimações da Agência aos usuários. A normativa que deu origem a essa iniciativa é a Resolução Normativa Nº 464.

Ela disponibiliza novas funcionalidades, como a pesquisa pública, que permite que os usuários e toda a sociedade consultem processos com nível de acesso público, processo este que passará a ser feito diretamente pelo portal da ANS na internet; e inclui a possibilidade de o usuário optar pela realização de reuniões com o sistema de videoconferência.

Para isso, a resolução estabelece níveis de acesso a processos e documentos a partir da classificação da informação neles contida. São eles: público (visualização de todos os cidadãos); restrito (usuários externos cadastrados e com permissão de acesso integral ou parcial ao processo e aos usuários internos das unidades pelas quais o processo tramitar) e sigiloso (apenas usuários internos da ANS – servidores ou colaboradores da agência reguladora). Os processos restritos poderão ser disponibilizados por ato nas unidades da ANS apenas para os interessados, que devem estar cadastrados previamente como usuários externos.

O acesso para as operadoras é feito no link https://www2.ans.gov.br/ans-idp/. As operadoras de planos de saúde que já possuem cadastro no Portal, não precisam se cadastrar novamente.


 

 

Em 14 de janeiro, foi ao ar a entrevista do presidente do SINOG, Dr. Roberto Cury, para um podcast da Rádio CNSeg (Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização). O convite para esta entrevista surgiu a partir da publicação do artigo do presidente sobre a bandeira de parceria público-privada ocorrida em 28 de dezembro no site da Veja Saúde.

A entrevista pode ser ouvida no site da Rádio CNSeg, exclusivamente on-line, ou nos agregadores de podcast como Spotify, Deezer, Google Podcasts, Itunes, entre outros. Ouça! Entenda o mercado da odontologia suplementar no país. 

 

A Lei Geral de Proteção de Dados está em vigor desde setembro de 2020, mas é a partir de agosto deste ano que começam a valer as multas aplicadas. Se sua operadora ainda não se adequou a este novo cenário, não deixe para útima hora.  

O SINOG, junto com o Sistema ABRAMGE, desenvolveu um Manual de orientação especialmente pensado para a Saúde Suplementar.

Mas como as mudanças referentes à LGPD são constantes, a publicação foi recentemente atualizada e a nova versão já está disponível para as associadas da Entidade. 

Confira: https://portal.sinog.com.br/biblioteca 







 
IMPRENSA

No mês de dezembro, o SINOG ganhou sete inserções na mídia e todas em veículos de comunicação on-line. Desse total, seis delas referem-se ao evento realizado pela entidade em 3 dezembro, o Pocket Simplo, e uma delas e de grande destaque foi a publicação do artigo do Dr. Roberto Cury no site da Veja Saúde em que defende a parceria público-privada para a democratização da saúde bucal no país. Com grande repercussão, o site tem 68.3 milhões de visitantes por mês, potencial de pessoas que pode ter lido o conteúdo. 

Leia aqui o artigo na íntegra do Dr. Roberto Cury.


DIGITAL

O SINOG atua em prol do desenvolvimento da Odontologia Suplementar para que a população tenha acesso à saúde bucal por meio dos planos odontológicos e a comunicação tem papel fundamental nessa jornada. Durante o mês de dezembro, as publicações da entidade foram vistas por mais de 86 mil usuários do Facebook, Instagram, LinkedIn e Twitter, que interagiram 1.323 vezes nas 93 publicações. O LinkedIn cresceu 1,3% em seguidores, em relação a novembro, com um total de 557 interações, contando com anúncios e posts no feed.

Acompanhe o SINOG nas redes sociais, conheça as publicações de janeiro que foram mais acessadas, comentadas e compartilhada.




               SIGA O SINOG NAS REDES SOCIAIS!







A próxima edição do SIMPLO já tem data definida: 15 e 16 de julho de 2021. 

Será um evento híbrido, presencial e virtual, com toda a qualidade que só o SINOG traz para você. Anote na agenda!

E vem aí uma nova grade de cursos do SINOG para 2021. Fique conectado em nosso portal e nas redes sociais para conhecer toda a programação para este ano.