Nesta edição vamos mostrar como o mercado dos planos odontológicos demonstrou maturidade ao apresentar crescimento mesmo diante de um cenário tão desafiador em 2020 e como isso foi possível.

Como mais uma forma de incentivar essa expansão dos planos odontológicos, continuamos promovendo iniciativas que fomentem o fortalecimento do mercado e a criação do Fórum de Aprimoramento e Discussão do Segmento Odontológico , que tem como objetivo, informar, discutir e propor ações que tenham impacto positivo na operação das nossas associadas.

Além disso temos uma novidade que tem relação direta com a nossa evolução, buscamos sempre melhorar não apenas para nossas associadas, mas para todo o segmento de planos odontológicos e acreditamos que esta mudança engrandecem o nosso papel como Entidade Nacional.

Por último, ressalto neste mês de março, data que homenageamos todas as mulheres que antes das flores, temos que oferecer respeito, liberdade, igualdade e reconhecimento às mulheres. Acreditamos que a luta por esses direitos essenciais ainda tem muito pela frente e todos temos responsabilidade nisso.

Dr.Roberto Cury
Presidente da SINOG

 

O segmento de planos odontológicos chegou à marca de 27 milhões de beneficiários em 2020, um aumento de 4,66% comparado a 2019. Com a pandemia instalada no ano passado e seus efeitos aparecendo sobre a economia brasileira principalmente a partir do 2º trimestre, o número de usuários de planos odontológicos registrou a sua primeira queda, fato inédito na trajetória contínua de crescimento médio de 6% ao ano.

Mesmo assim, com o retorno das atividades das empresas, do comercio, das lojas de varejo, das agencias bancárias, e demais canais de venda das operadoras a retomada do crescimento aconteceu. Outro fator que ajudou o segmento a se recuperar foi o aumento da preocupação da população com a saúde, em função da Covid-19, que estimulou o crescimento dos planos médico-hospitalares em conjunto com planos odontológicos.

Para um ano muito difícil, com PIB negativo de 4,1% , tivemos um crescimento muito expressivo com a inclusão de 1,2 milhões de novos beneficiários. O dobro do crescimento dos planos médico hospitalares. Isto demonstra que cada vez mais que o brasileiro está assimilando a cultura da prevenção e dos cuidados com a saúde.

Para outras informações, acesse www.sinog.com.br/dashboard.

No dia 23 de fevereiro a SINOG realizou a primeira reunião do Fórum de Aprimoramento e Discussão do Segmento Odontológico, instância criada exclusivamente para que as associadas participem, discutindo e esclarecendo os temas que envolvem, primordialmente, as questões regulatórias e jurídicas.

Neste primeiro encontro, foram trazidos como pauta a criação na ANS do Grupo de Trabalho Odontológico para aprofundar os pleitos levados pela SINOG e que dizem respeito às especificidades do segmento odontológico junto a Agência Reguladora, como a questão da desproporcionalidade das multas, tema que foi abordado em um artigo recente da assessora regulatória da SINOG, Virgínia Rodarte, publicado no CONJUR (veja abaixo nos destaques de imprensa).

A reunião trouxe, também, assuntos em discussão na ANS, como Margem de Solvência, Normas Contábeis e TISS. O encontro acontecerá mensalmente e a pauta encaminhada antecipadamente para que as operadoras possam indicar os colaboradores específicos para tais temas.

Quer tratar de algum assunto que não está em nosso radar? Envie um e-mail para nossa superintendente técnica, Dra. Fernanda Ceneviva, fernanda.ceneviva@sinog.com.br.


 

O SINOG agora é A SINOG, Associação Brasileira de Planos Odontológicos.

Apesar de manter nossa carta sindical para negociar em nome das empresas de Odontologia de Grupo em todo território nacional enquanto Sindicato Patronal, adotamos essa nova terminologia que vai de encontro à expansão que temos promovido.

A SINOG hoje além de representar 67,6% do mercado em número de beneficiários de planos odontológicos também tem representatividade em 10 estados, devido à entrada de 12 novas associadas nos últimos seis meses, além disso, hoje a SINOG possibilita que as demais modalidades do segmento sejam elas seguradoras, cooperativas, autogestões e outras se associem à maior Entidade com foco exclusivo nos planos odontológicos.

Uma outra novidade que trazemos nesta edição, exclusiva às associadas, é o envio diário do Aviso de Editais de Licitação. Ele é uma excelente frente de novos negócios para que sua operadora fique informada e possa conquistar novos beneficiários por meio de processos licitatórios.

Se quiser obter mais informações entre em contato com nossa superintendente técnica, Dra. Fernanda Ceneviva, pelo e-mail fernanda.ceneviva@sinog.com.br.

 







No mês de janeiro, a SINOG ganhou três inserções na mídia e todas em veículos de comunicação on-line. O grande destaque de janeiro foi a publicação de uma nota na coluna do Lauro Jardim, no Portal O Globo sobre a conquista da SINOG em relação à criação de um grupo de trabalho na ANS para discussão da Odontologia Suplementar.

Já em fevereiro o destaque ficou para a publicação na Revista Eletrônica Consultor Jurídico (ConJur) de artigo da assessora regulatória da SINOG, Dra. Virgínia Rodarte, alertando sobre a questão da desproporcionalidade das multas no setor de saúde suplementar, principalmente para o segmento de planos exclusivamente odontológicos que carece de maior atenção pelo órgão regulador em virtude de suas especificidades.

Ainda no mesmo mês, os jornais Correio Braziliense (DF) e Estado de Minas (MG) publicaram nota sobre os resultados de 2020 na Odontologia Suplementar em que foi abordado na publicação que o segmento de planos odontológicos chegou à marca de 27 milhões de beneficiários no ano passado.


A SINOG atua em prol do desenvolvimento da Odontologia Suplementar para que a população tenha acesso à saúde bucal por meio dos planos odontológicos e a comunicação tem papel fundamental nessa jornada. Durante o mês de janeiro, as publicações da entidade foram vistas por mais de 136 mil usuários do Facebook, Instagram, LinkedIn e Twitter, que interagiram 2.641 vezes nas 52 publicações.

Em fevereiro, os números tiveram um decréscimo devido a uma suspensão temporária de posts pagos, desta forma foram 38 publicações vistas por mais de 67 mil usuários do Facebook, Instagram e LinkedIn que interagiram 538 vezes.

Acompanhe a SINOG nas redes sociais, conheça abaixo as publicações de janeiro e fevereiro que foram mais acessadas, comentadas e compartilhadas.


               SIGA A SINOG NAS REDES SOCIAIS!




CURSO EXCELÊNCIA EM GESTÃO DE OPERADORAS ODONTOLÓGICAS
Vem aí a 6ª turma do nosso já consagrado curso de formação para atuação em operadoras odontológicas. As aulas terão início no dia 14 de junho de 2021 e seguirão com o modelo online com aulas das 19h00 às 21h00. Para receber as orientações em primeira mão acesse aqui o link, cadastre-se e garanta sua inscrição.

CURSO DE CAPACITAÇÃO E EXCELÊNCIA A CIRURGIÕES-DENTISTAS NA ODONTOLOGIA SUPLEMENTAR
A SINOG abrirá, ainda em maio, um curso pioneiro e online especialmente voltado para os cirurgiões-dentistas que querem empreender e obter conhecimentos específicos para fazer a gestão do seu próprio consultório de maneira mais efetiva, inclusive ao atender aos beneficiários de planos odontológicos. Dentistas credenciados às operadoras associadas à SINOG terão desconto de 15% sobre o valor.

Não perca esta oportunidade, logo divulgaremos o início das inscrições. Acompanhe em www.sinog.com.br

REVISTA VISÃO SAÚDE
Confira a nova edição da revista Visão Saúde que aborda os cenários propositivos no segmento odontológico e os incentivos para o seu crescimento. Além disso, traz um debate sobre a promoção da odontologia de qualidade para a população. Acesse https://portal.sinog.com.br/visao-saude