Caro leitor,

Antes de tudo, gostaria de agradecer a presença no Simpósio de Planos Odontológicos - SIMPLO, um dos mais importantes eventos brasileiros totalmente voltado à Odontologia Suplementar. Mais uma vez, saímos com a sensação de missão cumprida. E para aqueles que não puderam comparecer, convido-os a acompanhar nossas redes sociais para saber como foi esta edição, que trouxe, além de conhecimento aos participantes, muita troca de informações, algo tão essencial atualmente.

Nesta edição, você saberá mais sobre o prazo da ANS para a portabilidade de carências, como as pequenas e médias operadoras de planos odontológicos são fundamentais ao segmento e, também, conhecer um pouco mais do Saúde Dados®, uma plataforma digital de inteligência de mercado direcionada aos negócios.

Boa leitura,
Geraldo Almeida Lima, presidente do SINOG

Sob o tema Resiliência e adaptação: os caminhos para a sobrevivência da Odontologia Suplementar, o SIMPLO deste ano foi inspirado em um dos princípios da Teoria de Charles Darwin sobre a Evolução das Espécies, que se refere àqueles que melhor se adaptam ao ambiente têm mais chances de sobrevivência.

Organizado pelo SINOG, o 14º SIMPLO ocorreu no mês de maio e contou com 264 participantes, que puderam acompanhar uma ampla programação dividida em sete painéis que foram apresentados por 17 profissionais de diferentes áreas.

Mais uma vez, o SINOG saiu na frente como primeira entidade da Odontologia Suplementar a ressaltar a questão da diversidade. O tema começou a ser abordado em 2018, com a palestra de Vania Ferrari, e voltou à tona nesta edição com a apresentação de Lorelay Fox, Youtuber e Digital Influencer, que apresentou o painel Diversificar para Mudar e fez uma profunda reflexão, junto ao público, sobre o que é diversidade no cenário atual e a importância de se tratar da inclusão no mundo corporativo. Outro painel que despertou a atenção do público foi o referente ao comportamento do consumidor, que trouxe uma abordagem sobre que tipo de fornecedor e cliente que queremos ser.

Além disso, o evento foi prestigiado pelo presidente da ANS, Leandro Fonseca, que participou do talk-show regulatório, junto com representantes das demais entidades, além da presença dos diretores da DIPRO, DIDES e DIGES que acompanharam as apresentações. Veja as fotos e o vídeo com os melhores momentos do SIMPLO e acompanhe o SINOG nas redes sociais para saber a data da próxima edição, que em breve será divulgada.

ANS amplia regras para portabilidade de carências

A partir desse mês, os beneficiários de planos médico-hospitalares e odontológicos, do tipo coletivo empresarial, poderão utilizar a portabilidade de carências caso queiram mudar de plano ou de operadora. A resolução normativa (nº 438), aprovada em dezembro de 2018 pela Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS, deixa de exigir a compatibilidade de cobertura entre planos para a portabilidade, devendo o consumidor cumprir carência apenas para as coberturas não contratadas no plano de origem.

Conheça a primeira plataforma de inteligência de mercado web-based

Desenvolvido pelo departamento de economia do Sistema ABRAMGE/SINAMGE/SINOG, o Saúde Dados® surgiu com o intuito de simplificar as decisões de gestores e auxiliar no planejamento das empresas, permitindo uma análise mais criteriosa de um conjunto de informações das operadoras de planos médico-hospitalares e odontológicos, que são extraídos da ANS e atualizadas trimestralmente. A plataforma é disponibilizada gratuitamente para associados por meio de uma licença anual e também comercializada para quem tiver interesse.