Odontologia

Postado em:19/02/2021

Fonte: Departamento de Comunicação Sinog

Image Description

Em meio à crise, esperança no futuro

O futuro que esperamos exige compromisso e os desafios pela frente são grandes

É certo que o mundo não é mais o mesmo, passamos por um cenário de mudanças que dificilmente imaginávamos ser possível. Mas com muita criatividade, persistência e boa vontade, as relações econômicas e sociais continuaram a ter um papel na vida de todos nós. Não pretendo abordar aqui o cenário que temos vivido em função da pandemia e que permeia a sociedade como um todo, algo notório e que dispensa considerações adicionais. 

Mas, e agora? Como será 2021? O futuro que esperamos exige compromisso, principalmente porque a crise tirou todo mundo do lugar-comum. Vimos negócios sendo encerrados, planos postergados e projetos engavetados. Mas, felizmente, o segmento da Odontologia Suplementar conseguiu passar por isso com um crescimento excepcional de 4,7%, que representa a adição de 1,2 milhões de beneficiários aos planos odontológicos. Essa evolução mostrou maturidade do segmento que atualmente chegou à marca de 27,1 milhões de associados. 

E qual o caminho a seguir daqui para frente? Creio eu, que a resposta esteja justamente naquilo que impulsionou, independentemente do tamanho, muitas empresas a saírem da zona de conforto. É calcado nesse pensamento que o SINOG, está direcionando suas atenções. Para que isso aconteça, a Entidade quer amplificar seu alcance, tornando-se efetivamente uma promotora do acesso dos brasileiros aos tratamentos de qualidade, realizados através dos planos odontológicos. 

São grandes os desafios: mudança de cultura do brasileiro, de agir na prevenção e não apenas na emergência de resolver o problema, esclarecer como a contratação de um plano odontológico é um excelente serviço a um custo que cabe no bolso do brasileiro. Buscamos uma regulação justa, que seja proporcional e respeite à especificidade do nosso segmento, maior adesão dos setores da economia como os sindicatos profissionais, que podem ser um agente muito importante ao fomentar o acesso à saúde bucal por meio da inclusão do benefício odontológico em suas convenções coletivas de trabalho. Queremos também atrair a atenção e parceria dos governos para uma questão tão séria que é a saúde bucal dos brasileiros. 

Esta última, inclusive, é uma das bandeiras da minha gestão: fomentar a discussão sobre a criação de parcerias Público-Privadas (PPPs), entre os gestores públicos e as Operadoras para melhorar o acesso do brasileiro aos tratamentos odontológicos. E tudo isso apoiado pelas nossas operadoras associadas. Aliás, desde setembro passado tivemos a adesão de 12 novas empresas ao quadro associativo, que se unem a nós para que o segmento ganhe cada vez mais força e representatividade. E a cada mês outras operadoras vêm buscar no SINOG o apoio de que necessitam. 

Não posso esquecer de mencionar ainda outro papel do SINOG, que é a formação e desenvolvimento de profissionais da área. Desde o primeiro curso de Excelência em Gestão de Operadoras Odontológicas que implementamos em 2015, já formamos centenas de pessoas, preparadas para atuarem no mercado dos planos odontológicos e contribuírem no desenvolvimento da Odontologia Suplementar. Um novíssimo curso de capacitação e excelência para cirurgiões-dentistas na Odontologia Suplementar será lançado ainda neste semestre para que o profissional saiba gerir seu consultório apoiado nos planos odontológico. Além disso, o SINOG conta com uma série de benefícios, como serviços exclusivos para suas associadas e apoio técnico com equipes qualificadas para diferentes demandas, além da importante representação do segmento perante à ANS e demais órgãos governamentais.

Sair do lugar comum significa ousadia para mudar. Então deixo aqui o meu convite para que todos os agentes da Odontologia Suplementar, sejam eles nossos parceiros, associadas e governos possam envolver-se nesse espírito de oportunidades que estão se abrindo e vislumbrar um belo futuro para todo o mercado.  

Dr. Roberto Seme Cury é presidente do Sinog 

Voltar



Fale Conosco




Rua 13 de Maio, 1540 - Bela Vista - 01327-002 - São Paulo
sinog.secretaria@sinog.com.br
+55 11 3289-7299